BIOGRAFIAS
Alejandro Mata
Nascido no México, Alejandro Mata depois de estudar em várias instituições musicais mexicanas no começo da sua formação, emigrou para a Europa e viveu em França. Estudou com vários compositores como Daniel D'Adamo, Edith Lejet, e no campo da música eletrónica com Tom Mays e Christian Eloy.
As suas obras têm sido tocadas por vários ensembles como o Quatuor Béla, Quatuor Tana, Klangforum Wien, United Instruments of Lucilin, Ictus Ensemble, Moscow Contemporary Music Ensemble, Ensemble Quasars, dèdalo Ensemble, NOMAD Ensemble, Appassionato Ensemble, CEPROMUSIC, Interwoven Ensemble, Imago Sonora, Sond'Ar-te Electric Ensemble, DR Vokalensemblet (Coro da Rádio Nacional Dinamarquesa), Latvijas Radio Koris (Coro da Rádio Nacional da Letónia), Ensemble Alternance, Ensamble de las Rosas, e por solistas como Jodyline Gallavardin, (piano) Jozef Elias, Oleg Tantsov, Michał Górczyński, e Elena Perales (clarinete), Franjo Bilić (cravo), e Askar Ishangaliyev (violoncelo) entre outros. As suas obras foram também dirigidas por Jean-Bernard Matter e James Woods e têm sido difundidas na rádio italiana (RAI - Radiotelevisione Italiana) e na Rádio CEMAT (rádio italiana dedicada à música contemporânea). Tem peças editadas pela editora americana ALRY e pela Polish Music Publishing House (PWM).
Participou em diversos festivais de música contemporânea em mais de 16 países diferentes como França, Bélgica, Suíça, Espanha, Itália, Portugal, Luxemburgo, China, Rússia, Croácia, Eslováquia, Polónia, Grécia, Ucrânia, México e nos Estados Unidos. A sua música foi premiada em mais de 10 diferentes concursos internacionais de composição em três continentes diferentes (Europa, Ásia, Continente Americano). A estética e pensamento musical de Alejandro Mata deriva do espectralismo francês, que tem sido uma das suas maiores influências musicais, sendo o timbre e a harmonia uma prioridade constante nas suas composições. Desde setembro de 2023 que está a prosseguir os seus estudos musicais no prestigiado Conservatório de Genebra (Haute École de Musique de Genève, HEM) na Suíça, estudando com o aclamado compositor suíço Michael Jarell, música eletrónica com Luis Naón, e com Katharina Rosenberg.
Em junho de 2024, foi apresentada a sua nova obra para septeto e eletrónica em Genebra, Suíça, como parte do atelier ACTOR/EROC. Durante o verão de 2024 iniciou uma residência de três meses como compositor em Nova Iorque, para a escrita de música contemporânea incluindo instrumentos de música ocidental e tradicional, destacando-se uma nova obra para saenghwang sul-coreano de 16 gaitas e quarteto de cordas, que será estreada por Gamin Kang e o Inerwoven Ensemble.